Projeto Quilombo Forte

Cultura, educação e geração de renda

Contribuindo para a proteção e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes quilombolas

Nossa História

Cultura, educação e geração de renda como caminhos para o fortalecimento quilombola

O Projeto Quilombo Forte é uma iniciativa da ASQUIJA que visa contribuir para a proteção e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas famílias da comunidade quilombola de Brejinhos, em João Alfredo – PE.

Com foco na valorização da identidade étnico-racial, no fortalecimento dos vínculos afetivos e comunitários e na promoção da cidadania, o projeto desenvolve oficinas de danças afro e populares, atividades de arte e educação, rodas de diálogo e vivências culturais que estimulam o protagonismo juvenil e a autoestima.

Além disso, promove ações voltadas à geração de renda e ao empoderamento feminino, por meio de formações em culinária afro-brasileira, estética negra, confecção de figurinos e instrumentos musicais, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar.

O Quilombo Forte também atua em parceria com a rede socioassistencial e órgãos públicos, promovendo o acesso a políticas de proteção social, saúde e educação. Com uma abordagem comunitária e participativa, o projeto fortalece a cultura quilombola como instrumento de transformação social.

Objetivos do Projeto

Nossos Objetivos

Fortalecimento da Identidade

Fortalecer os vínculos identitários através de atividades de arte e educação, valorizando as raízes culturais de matriz africana.

Exercício de Direitos

Contribuir para o exercício dos direitos fundamentais ao lazer, esporte, expressão e participação social e política.

Geração de Renda

Identificar alternativas para geração de renda baseada na cultura afro-brasileira e estética negra para famílias da comunidade.

Eventos

Eventos

Atividades Desenvolvidas

Atividades

Fortalecer os vínculos identitários das crianças e adolescentes de Brejinhos, através de atividades de arte e educação, fortalecimento das raízes culturais de matriz africana e de suas expressões na arte, na cultura, na ética e na estética.

Realizar atividades voltadas para o resgate da história da comunidade;

Realizar oficinas de expressões da cultura afro-brasileiras, popular e/ou de matriz africana com crianças e adolescentes.

Realizar visitas pedagógicas espaços culturais e educacionais.

Contribuir para o exercício dos direitos fundamentais ao lazer, esporte, expressão, participação social e política, estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Realizar roda de diálogos sobre os direitos fundamentais e Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente.

Proporcionar às crianças e adolescentes a participação em atividades de lazer, esporte recreação e vivência das manifestações culturais (Dia da Consciência Negra, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ciclos culturais diversos).

Estimular a participação das crianças e adolescentes nos espaços de mobilização e de controle social do município.

Contribuir para o fortalecimento dos vínculos afetivos, a identidade camponesa e comunitária das crianças e adolescentes, bem como a identificação de alternativas para a geração de renda para os seus familiares/responsáveis na comunidade.

Realizar formação voltada para o empoderamento feminino, e a geração de renda baseada em atividades ligadas à cultura afro-brasileira e a estética negra.

Realizar reuniões e vivências temáticas com as famílias (raça, gênero, etnia, direitos humanos, direitos da criança, diversidade cultural e religiosa).

Atender e acompanhar os familiares das crianças e adolescentes.

Realizar formação voltada à valorização da agricultura familiar e cultura camponesa

Público Beneficiado

Beneficiados

Crianças (9-11 anos)

10

Adolescentes

30

Famílias

30

Moradores da comunidade

300

Profissionais da rede municipal

40

Parceiros

15

Metodologia

Metodologias

Planejamento e Alinhamento

Organização das ações, divulgação e inscrições. Elaboração de contratos simbólicos com educandos e educadores.

Valorização Cultural

Reflexão sobre a contribuição dos povos africanos e constituição dos quilombos. Atividades de dança, percussão e cidadania.

Formação e Empoderamento

Formações para geração de renda, empoderamento feminino e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Impacto na Comunidade

Impacto

O projeto tem sido fundamental para que nossos jovens se reconheçam e valorizem suas raízes. Ver as crianças orgulhosas de sua identidade quilombola é o maior presente.

Missilene Santana

Presidenta

Através das oficinas de dança e percussão, nossa filha desenvolveu autoestima. O Quilombo Forte transformou nossa família.

André Lima

Pai de Participante

Eu não sabia quase nada sobre a cultura quilombola, mas nas oficinas aprendi muito. Agora, me sinto parte e quero levar esse conhecimento adiante.

Bruna Martins

Estudante Participante

ASQUIJA

Associação Quilombola de João Alfredo - Preservando nossas raízes, fortalecendo nossa cultura e lutando pelos nossos direitos.

Contato

Sítio Povoado de Brejinhos, S/Nº, Zona Rural, João Alfredo - PE, CEP 55.720-000

(81) 99865-7166

associaçãoquilombola71@gmail.com

CNPJ: 43.018.113/0001-27

© 2025 Associação Quilombola de João Alfredo (ASQUIJA). Todos os direitos reservados.